23.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Represa Bortolan: vereador cobra gestão ambiental e transparência

- Publicidade -

Represa Bortolan: vereador cobra gestão ambiental e transparência
Divulgação

A Câmara Municipal de Poços de Caldas aprovou uma moção de apelo à Administração Municipal para adoção imediata de medidas estruturantes na Represa Bortolan. O documento, subscrito por diversos vereadores, destaca a necessidade de ação coordenada frente a problemas históricos, como proliferação de macrófitas, fiscalização da pesca, poluição difusa e qualidade da água.

O Legislativo lembra que já foram aconteceram operações de remoção de aguapés, monitoramento quadrimestral da água e ações educativas. Mas alerta que os resultados ainda não são sustentáveis. Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), houve retirada de 2.572 toneladas de macrófitas em dois meses. Mas não há dados locais sobre recrescimento nem equipe exclusiva para monitoramento contínuo.

- Publicidade -

A moção solicita ao Executivo a implementação de um Plano Integrado de Manejo e Recuperação. Incluindo manutenção permanente das ações de limpeza, fortalecimento do monitoramento da qualidade da água. Além de ordenamento e fiscalização do uso público, criação de instância participativa com comunidade. Também maior transparência na divulgação de relatórios, mapas e registros fotográficos das intervenções.

O objetivo é garantir a segurança dos usuários, proteger o ecossistema e valorizar a Represa Bortolan como patrimônio público de Poços de Caldas. Unindo esforços da administração, órgãos competentes e comunidade local.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
Don`t copy text!