EQUINÓCIO

Estação das flores traz chuva acima da média e calor intenso

Primavera terá temporais no Sudeste e seca no Sul do país
PUBLICIDADE
Estação das flores traz chuva acima da média e calor intenso
Imagem ilustrativa IA

A primavera de 2025 tem início na tarde desta segunda-feira, dia 22 de setembro, às 15h19 (horário de Brasília), marcando o fim do inverno. É o início de uma estação associada à renovação, fertilidade e mudanças no clima. O chamado equinócio da primavera ocorre em diferentes horários no país devido aos fusos: 16h19 em Fernando de Noronha, 14h19 em Mato Grosso, Rondônia e grande parte do Amazonas, e 13h19 no Acre e sudoeste do Amazonas.

A palavra “primavera” vem do latim primo vere, que significa “primeiro verão”. A estação é fundamental para o regime de chuvas no Sudeste, Centro-Oeste e boa parte da região Norte, marcando a transição do período seco para o período úmido.

PUBLICIDADE

Clima sob efeito do La Niña

Os principais centros de monitoramento do clima confirmam que o fenômeno La Niña deve se consolidar até meados de outubro, com fraca a moderada intensidade, influenciando diretamente o regime de chuvas e temperaturas no Brasil.

PUBLICIDADE

Entre os efeitos previstos estão mais chuva na Amazônia e na costa norte do Nordeste, menos chuva no Sul do país, no centro-norte do Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, oeste da Bahia e nordeste de Goiás, corredores de umidade no Centro-Sul, que podem gerar a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), maior frequência de frentes frias no Sul e Sudeste, com possibilidade de quedas bruscas de temperatura.

Temperatura

A previsão aponta para temperaturas acima da média em grande parte do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Com calor intenso em áreas do Maranhão, Piauí, Bahia, Tocantins e Pará.

Já no Sul, a tendência é de temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo do normal, mas com risco de episódios de frio tardio até novembro. No Sudeste, mesmo com predominância de calor, ainda haverá possibilidade de quedas acentuadas durante a passagem de frentes frias.

PUBLICIDADE

Região Sudeste

Para os próximos meses, a expectativa é de:

  • Calor intenso especialmente no interior da região;

  • Chuvas mais frequentes a partir de meados de outubro;

  • Frentes frias com maior impacto no litoral, trazendo variações bruscas de temperatura.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
Falecimentos
OBITUÁRIO

Falecimentos

Obituário de Poços de Caldas, com informações da Funerária Municipal

PUBLICIDADE
Don`t copy text!