26.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Terra ganha vizinho cósmico: asteroide é identificado como quase-satélite

- Publicidade -
Terra ganha vizinho cósmico: asteroide é identificado como quase-satélite
Imagem ilustrativa

Em agosto de 2025 houve a identificação de um novo companheiro cósmico: o asteroide 2025 PN7, pertencente ao grupo dos chamados asteroides Arjuna. Esses corpos rochosos percorrem trajetórias muito semelhantes à órbita terrestre, mas sem a captura pela gravidade como verdadeiras luas.

A descoberta, com o sistema Pan-STARRS 1, no Havaí, recebeu análise dos pesquisadores Carlos e Raúl de la Fuente Marcos, da Universidade Complutense de Madri. A publicação aconteceu na Research Notes of the American Astronomical Society. Eles utilizaram dados do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa e do Minor Body Database (SBDB). Esses dados permitem reconstruir com precisão as órbitas desses pequenos objetos.

- Publicidade -

O que é um quase-satélite

Os quase-satélites mantêm uma ressonância 1:1 com a Terra. É como dois dançarinos em sincronia, próximos, mas sem contato direto. Eles diferem das chamadas “miniluas”, que são temporariamente capturadas e acabam escapando. Foi o que ocorreu com o asteroide 2024 PT5.

No caso do 2025 PN7, sua órbita permanecerá em ressonância por cerca de 128 anos, até adotar outra configuração, possivelmente como objeto troiano ou em ferradura.

- Publicidade -

Asteroides Arjuna

Os Arjuna se caracterizam por órbitas quase circulares, baixas inclinações e semieixos muito próximos ao da Terra. Embora não representem risco imediato de impacto, reforçam a influência gravitacional do planeta na dinâmica orbital ao seu redor. Outros exemplos de quase-satélites já identificados são 164207 Cardea e 469219 Kamo‘oalewa.

A presença de 2025 PN7 amplia a lista de vizinhos cósmicos e lembra que, além da atmosfera terrestre, existe um cenário dinâmico, onde pequenas rochas executam coreografias orbitais que ainda estamos aprendendo a compreender.

- Publicidade -

(Fonte: tempo.com)

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
Don`t copy text!