
A prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, respondeu ao requerimento do vereador Tiago Mafra (PT) sobre o armazenamento de urânio e zircônio no Museu Histórico e Geográfico.
Segundo o documento, não há registros de normas específicas para armazenamento desses materiais no âmbito do setor responsável. E a gestão municipal informou que até então não tinha conhecimento sobre a possível radioatividade do fragmento rochoso. Apesar disso, a equipe que manuseia o acervo utiliza equipamentos de proteção individual (EPIs), luvas e máscaras descartáveis, como medida preventiva. Não há registro de servidores apresentando sintomas de contaminação.
CNEN
A Secretaria destacou que, após fiscalização do setor de Segurança do Trabalho, houve protocolo formal junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para vistoria técnica do local e emissão de laudo oficial. A CNEN recomendou que o Museu formalizasse o contato para garantir que todos os requisitos de segurança fossem cumpridos, inclusive com possibilidade de análise em laboratório especializado.
O secretário de Cultura Luiz Fernando Gonçalves reforçou que todas as providências cabíveis estão sendo tomadas para proteger o acervo, os servidores e a população.