
Vereador propõe incentivos para construção de estacionamentos verticais em Poços
Um novo anteprojeto de lei, apresentado pelo vereador Marcus Togni, propõe a concessão de benefícios fiscais para incentivar a construção de estacionamentos verticais no município. A proposta, ainda em tramitação na Câmara Municipal, visa enfrentar a crescente dificuldade de vagas, principalmente na área central da cidade.
De acordo com o documento, os estacionamentos verticais seriam edificações com no mínimo três pavimentos, destinadas exclusivamente ao estacionamento de veículos. O anteprojeto prevê isenção total de IPTU e ISSQN por três anos para os empreendimentos que cumprirem as normas urbanísticas, de acessibilidade, mobilidade urbana e fiscais. A isenção teria cancelamento automático caso o espaço tenha destinação para uso misto ou ao final do período de três anos.
Vagas no centro
Em sua justificativa, o vereador Marcus Togni ressalta que a escassez de vagas no centro da cidade causa impactos diretos no trânsito e na qualidade do ar, com aumento na emissão de gases poluentes devido à circulação prolongada de veículos à procura de estacionamento. Ele também aponta que a iniciativa poderia beneficiar não apenas os moradores, mas também os turistas que visitam Poços de Caldas.
Segundo dados recentes de 2025, a frota de veículos no município é estimada em 126 mil veículos, número que, segundo o parlamentar, já sobrecarrega a infraestrutura central. O anteprojeto de lei aguarda análise do Poder Executivo, que decidirá sobre sua transformação em projeto de lei.