
Formado em 2013 em Poços de Caldas, o duo (ocasionalmente trio) de free rock Camellia Rose Tree é conhecido por sua abordagem descompromissada e caótica do estilo. Suas improvisações, tanto ao vivo quanto em estúdio, combinam guitarras em caos sonoro e uma bateria carregada de ritmos arrastados. Isso cria densas e psicodélicas paisagens sonoras. Algumas músicas podem durar dez, vinte ou até trinta minutos. Elas chegam a formar verdadeiros paredões sonoros – densos, disruptivos e delirantes.
Neste ano, a banda completa 12 anos de existência e já soma mais de 25 álbuns lançados. O mais recente trabalho, “Horizontes Marcadores do Tempo”, teve lançamento pelo selo canadense de música experimental Musique Moléculaire. Este álbum presta homenagem sonora a algumas das principais bacias estratigráficas da América Latina. O registro é inteiramente instrumental e conta com quatro faixas. Elas foram gravadas no Estúdio Purple Haze, em Poços de Caldas, em novembro de 2024. A finalização da mixagem e masterização aconteceram em agosto de 2025.
Na formação do duo, Hevisley Ferreira (guitarra, jsax, eletrônicos) e Jonas Augusto (bateria, percussão, teremim). O álbum está em musiquemoleculaire.bandcamp.com. Outros lançamentos da banda no camelliarosetree.bandcamp.com. Eles também estão disponíveis por selos brasileiros como Galope Discos, Grimm Goat, Church of Noisy Goat e Plataforma Records.