
No início de setembro, a Câmara de Poços de Caldas aprovou um Requerimento solicitando informações da prefeitura sobre a ocorrência, diagnóstico e tratamento das pessoas com doenças raras. O autor da proposição, vereador Wellington Paulista (PSDB), destaca a necessidade de políticas públicas que promovam melhorias a esses pacientes que precisam de acompanhamento contínuo.
No Requerimento, Paulista ressalta que a garantia de acesso a serviços de saúde especializados, medicamentos, terapias e apoio social é essencial para a qualidade de vida desses pacientes e de suas famílias. “Por esta razão, estamos pedindo informações sobre a ocorrência de doenças raras e os serviços disponíveis atualmente. Essas doenças demandam atenção especial do poder público devido à complexidade do diagnóstico e tratamento”, pontua.
Entre outros questionamentos, o vereador indaga quantos casos de doenças raras foram registrados no município nos últimos três anos e quais tipos foram identificados. Ele pede, ainda, esclarecimentos sobre protocolos ou programas municipais específicos para o acompanhamento desses pacientes.
Para o parlamentar, é preciso saber quais unidades de saúde oferecem atendimento com especialização para pessoas com doenças raras. E se há profissionais atuando no município, entre eles médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos. “Outro ponto que estamos abordando é se existe parceria com associações ou instituições filantrópicas para esse atendimento. O que não podemos aceitar é que pacientes fiquem sem os serviços”, declara.
O Requerimento com todas as informações está no site da Câmara de Poços: www.pocosdecaldas.mg.leg.br.