
Na data em que se celebra o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da DME Energética, promoveu uma ação simbólica. O monumento ao Cristo Redentor de Poços de Caldas ganhou iluminação na cor amarela, símbolo da campanha Setembro Amarelo.
A iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção da população para a importância do cuidado com a saúde mental e da prevenção ao suicídio, tema que ainda enfrenta tabus, mas que precisa ser abordado de forma aberta e acolhedora.
Segundo a Secretaria de Saúde, iluminar um dos principais cartões postais da cidade representa o compromisso do município em promover a conscientização. E ainda estimular o diálogo e fortalecer a rede de apoio às pessoas que enfrentam sofrimento emocional.
“A campanha Setembro Amarelo tem como principal objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de estar atenta aos sinais de sofrimento emocional. O risco de suicídio muitas vezes está mais próximo do que imaginamos, e saber reconhecer esses sinais, oferecendo apoio adequado, pode salvar vidas. É fundamental que cada pessoa se sinta acolhida e saiba que não está sozinha. Prevenir o suicídio é um compromisso de todos nós”, destacou o secretário municipal de Saúde Luis Augusto de Faria Cardoso.