
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), abriu, nesta quarta-feira (10), as inscrições para a sexta edição do Trilhas de Futuro. Uma das maiores iniciativas de formação técnica do país que, neste ano, vai oferecer 50 mil novas vagas em cursos totalmente gratuitos. Disponíveis em diversas áreas do conhecimento.
O anúncio foi do vice-governador de Minas Gerais Mateus Simões, em transmissão ao vivo pela Rede Minas. “A partir desta quarta-feira, o site trilhasdefuturo.mg.gov.br começa a receber as inscrições para a sexta edição do programa. Uma das novidades desta edição é que 50 mil vagas estão à disposição de vocês em toda Minas Gerais”, informou ele.
O período de inscrições vai até o dia 23 de setembro para estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio. Incluindo os matriculados no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e pessoas que já concluíram o ensino médio. Além da gratuidade, o projeto garante auxílio-transporte e alimentação, assegurando condições de permanência e conclusão do curso.
São cursos técnicos em mais de 35 áreas estratégicas como saúde, tecnologia, indústria, agropecuária e serviços. Entre as opções, carreiras como Mineração, Mecatrônica e Desenvolvimento de Sistemas podem alcançar salários de até R$ 9 mil. Ampliando as perspectivas de empregabilidade e crescimento profissional dos mineiros.
Novidade nas inscrições
Os interessados devem acessar o site oficial do projeto e clicar na aba Estudantes. Cada candidato poderá escolher até dois cursos, sendo alocado em um deles conforme os critérios previstos em edital.
Uma das novidades desta edição é a inclusão de um chatbot no site do Trilhas de Futuro, que vai auxiliar os interessados durante todo o processo de inscrição. Com o recurso, será possível tirar dúvidas em tempo real e contar com o apoio de uma equipe para acompanhar cada etapa da candidatura.
Todas as informações sobre as próximas fases estarão no site e também serão enviadas para o e-mail que o aluno cadastrou.