
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, participou, nesta quarta-feira (10), em Belo Horizonte, do seminário de ambientação do Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2025. O evento faz parte das atividades iniciais de formação de cerca de 3 mil soldados da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Eles reforçarão a corporação.
Os novos soldados tiveram aprovação no concurso público no segundo semestre de 2024. Eles iniciam, nesta semana, o curso de formação, com duração de nove meses, em tempo integral. As 106 turmas realizarão o curso na Escola de Formação de Soldados (EFSd), em Belo Horizonte, e nas companhias de Ensino e Treinamento da PMMG no interior.
Formação
Entre aulas teóricas e práticas, a grade curricular do curso abrange disciplinas divididas em temáticas distintas. Desde funções, técnicas e procedimentos em segurança pública e da missão policial militar, até conhecimentos jurídicos, de comunicação e mediação de conflitos. Os novos soldados também terão treinamentos complementares no serviço à comunidade. Como conduta de patrulha, operadores de instrumento de menor potencial ofensivo, atendimento pré-hospitalar de combate. Além de passarem por avaliação e credenciamento para a condução das viaturas nas categorias A, B e C de habilitação.
Ao concluírem a formação, os soldados, com capacitação em técnicas e táticas, serão incorporados ao efetivo da PMMG. Isso para a execução das ações de prevenção ativa e repressão qualificada, fortalecer a capacidade do Estado de proteger a população mineira.