
Após as obras realizadas no centro e também nos bairros pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Poços de Caldas, entra em ação as equipes do setor de construção civil. Elas estão realizando a recomposição das calçadas e também das ruas.
Especialmente nas obras no centro da cidade, com destaque para as ruas Junqueiras, Francisco Faria Lobato e Assis Figueiredo. As equipes trabalham para reconstituir o mais rápido possível as calçadas, minimizando os transtornos aos pedestres e comerciantes da região.
No caso da rua Assis Figueiredo, a técnica executada é a de estampagem de piso, com material desenvolvido pela própria equipe do DMAE. “Assim que o pessoal da obra, no caso de interligação de rede de água, conclui seu trabalho a cada trecho, a equipe da construção civil entra em campo para realizar, em seguida, o reparo da calçada”, explica Roberto Carlos Oliveira, oficial de construção civil, que coordena os trabalhos das equipes do setor.
Pedras portuguesas
Na rua Assis com Alagoas, recuperação do piso aconteceu logo em seguida à intervenção de ligação de rede de água. Já nas ruas Junqueiras e Francisco Faria Lobato, o trabalho é mais minucioso, por se tratar de recomposição de calçada em piso de pedra portuguesa, com seus mosaicos característicos. Especialmente na Francisco Faria Lobato, o trabalho conta com cinco servidores na limpeza e assentamento das pedras. Além de outros dois na separação do material por cor e o motorista do caminhão betoneira, que prepara o cimento para o serviço.
“É um trabalho minucioso, demorado, que requer técnica e precisão no assentamento das pedras para a perfeita formação do desenho, seguindo o padrão original da calçada”, destaca Diego Rossi, servidor do DMAE e instrutor do Senai no curso de calceteiro, que é a técnica da confecção dos mosaicos nas calçadas. Ele e seus companheiros de trabalho, todos com vasta experiência, executam o serviço com técnica aprimorada. No trecho da Francisco Faria Lobato são aproximadamente cem metros de calçada, que devem ser concluídos em 10 dias.
Na manhã da última segunda-feira (8), outras duas equipes estavam realizando a recomposição de trecho na praça dos Imigrantes e também no passeio em frente o Xadrez Gigante.
O setor de construção civil do DMAE conta com 23 servidores. Entre eles quatro mulheres. Divididos em recomposição de calçadas, asfalto, obras e manutenção geral. Outra equipe está sediada na região sul da cidade, realizando atendimentos específicos para aquela localidade.