
O tradicional Grito dos Excluídos e Excluídas vai acontecer em Poços de Caldas neste domingo (7), a partir das 9h30, na praça Pedro Sanches. O lema desta edição é “Cuidar da casa comum e da democracia é luta de todo dia”. Neste ano, dezenas de cidades em todas as regiões do país receberão atos, debates e mobilizações que buscam dar voz às pautas e lutas dos trabalhadores e ressignificar a data.
O evento é promovido por diversas entidades e movimentos sociais da cidade. Entre eles o Sinpro Minas, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Poços de Caldas (Sindserv), a Marcha Mundial das Mulheres, a Unidade Popular (UP), as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), o PCdoB e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).
Criado na década de 1990, o Grito dos Excluídos ocorre todos os anos no dia 7 de setembro, como contraponto às comemorações oficiais da Independência. O objetivo é dar visibilidade às lutas populares, denunciar desigualdades sociais e reafirmar a importância da democracia e da justiça social.