- Publicidade -
22.6 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Trio de palhaços visita idosos da Vila Vicentina Elvira Dias 

- Publicidade -
Trio de palhaços visita idosos da Vila Vicentina Elvira Dias
Fotos Priscila Veiga

O Coletivo Fanfarra, de Poços de Caldas, realizou mais uma visita do projeto Corações Sábios. Desta vez, as palhaças Gambiarra (Carine Michelucci) e Xapuleta (Julia Montezano), acompanhadas pelo palhaço Supetão (Valber Rodrigues), estiveram na Vila Vicentina Elvira Dias.

A ação aconteceu no mês de julho e o trio levou intervenções culturais lúdicas, com música, mágica e palhaçaria. A psicóloga Ana Carolina Bernardes Pelegrino, que trabalha no asilo, acompanhou as atividades e escreveu uma carta de agradecimento para o grupo.

- Publicidade -

Ela destacou a sensibilidade e a dedicação dos artistas, que assim contribuem para a saúde mental e o bem-estar dos residentes. “A intervenção de palhaçaria feita pela equipe se mostrou significativa para os idosos aqui acolhidos, proporcionando momentos de leveza, acolhimento emocional e fortalecimento de vínculos afetivos”, comentou a psicóloga.

Além da Vila Vicentina Elvira Dias, que fica na zona oeste, o projeto Corações Sábios leva apresentações para o Centro Integrado de Atendimento ao Idoso da Associação Metodista de Ação Social (Amas), na zona sul. E também para o  Lar dos Velhinhos – Sociedade São Vicente de Paulo (zona leste). São duas visitas a cada unidade, que ocorrem durante o ano de 2025, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Poços de Caldas. Com incentivo do hotel Golden Park.

- Publicidade -

Equipe

A equipe do projeto tem profissionais cujas pesquisas consideram as múltiplas possibilidades da arte. Julia Montezano tem Licenciatura em Música com habilitação em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Desde 2016, pesquisa a intersecção das linguagens do teatro e da música como procedimento de ensino/aprendizagem.

Carine Michelucci é atriz e palhaça, formada no Curso Profissionalizante de Teatro na Casa das Artes. Com o espetáculo autoral “A Melhor Idade”, traz para o centro do palco os desafios do abandono parental na terceira idade. Em 2023, a peça teatral foi apresentada no Galpão Cine Horto (Belo Horizonte/MG), espaço do Grupo Galpão. Além disso, foi premiada na 6ª edição do Prêmio Benigno Gaiga, em 2024.

- Publicidade -

Valber Rodrigues tem formação em Teatro pela Universidade Cândido Mendes (Rio de Janeiro/RJ). Desde 2018, atua fomentando a descentralização do teatro na cidade por meio de espetáculos e oficinas.

Além da equipe artística, o projeto conta com Priscila Veiga na fotografia e João Araújo na assessoria de imprensa.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
Don`t copy text!