
A Câmara Setorial de Literatura, vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC), enviou à Secretaria Municipal da Fazenda um ofício cobrando informações sobre os pagamentos de artistas e trabalhadores da cultura que participaram do Festival de Inverno 2025, realizado entre 11 e 27 de julho.
“Os agentes culturais estão em situação de enorme insegurança financeira, pois não sabem quanto tempo terão de esperar para receber pelos trabalhos já realizados. É essencial que haja transparência e definição de prazos, garantindo respeito e previsibilidade aos profissionais da cultura”, afirmou a nota da Câmara Setorial.
O pedido reforça a necessidade de a prefeitura definir um cronograma claro de pagamentos. Assegurando a valorização dos profissionais da cultura e a continuidade da produção artística na cidade.
Comunicação sobre os pagamentos
A Secretaria Municipal de Cultura comunica que os pagamentos referentes às contratações artísticas do Festival de Inverno de Poços de Caldas 2025 estão programados de acordo com o planejamento informado pela Secretaria de Gestão Financeira. As datas são 10 de setembro, 2 e 22 de outubro.
De acordo com o informado pela pasta, a equipe da Secult já iniciou o contato com as empresas representantes dos artistas para a organização dos pagamentos. Eles serão em três parcelas devido às medidas de contenção de gastos da prefeitura. E de forma a garantir a manutenção de todas as Secretarias e órgãos municipais.