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Governo avalia reduzir velocidade máxima em vias urbanas e rodovias

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Governo avalia reduzir velocidade máxima em vias urbanas e rodovias
Imagrem ilustrativa

O governo federal está considerando reduzir os limites máximos de velocidade nas vias brasileiras, tanto urbanas quanto rodovias que cruzam áreas urbanizadas.

Consulta pública e atualização do guia técnico

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) realizou uma consulta pública, entre 22 de julho e 21 de agosto de 2025, como parte da revisão do Guia de Gestão de Velocidades no Contexto Urbano. Foram 16 propostas recebidas, algumas sugerindo diretamente a redução de limites.

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Recomendações do Guia

O novo guia recomenda adoção de limites conforme o contexto viário:

  • 30 km/h em áreas com grande circulação de pedestres;

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  • 40 a 50 km/h em vias de conexão urbana com boa infraestrutura;

  • Acima de 80 km/h apenas em vias segregadas adequadamente.

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Impactos de exemplos práticos

Estudos demonstraram efeitos positivos com redução de limites:

  • Em Fortaleza, a redução de 60 para 50 km/h resultou em queda de cerca de 30% nos acidentes, com aumento médio de apenas 6 segundos por quilômetro rodado.

  • Campinas e Curitiba registraram aumentos igualmente modestos no tempo de deslocamento, junto com melhorias na segurança viária.

Outras propostas e critérios em discussão

Entre as sugestões, destacam-se:

  • Limite dinâmico, ajustável em tempo real via placas eletrônicas, conforme condições de tráfego.

  • Criação de um mapa de acidentes para identificar trechos críticos e auxiliar na definição de limites.

  • A iniciativa busca alinhar União, estados e municípios, visto que o tema é de competência federal, e poderá influenciar resoluções do Contran.

Objetivo principal: salvar vidas

Assim, a medida é alinhada a diretrizes internacionais, especialmente da Organização Mundial da Saúde (OMS), que atribui cerca de 50% das mortes no trânsito à velocidade excessiva. Desse modo, a adoção de limites mais seguros visa reduzir acidentes, atropelamentos e mortes e, consequentemente, promover uma mobilidade urbana mais responsável e segura.

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