- Publicidade -
21.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Carta de JK descoberta em Poços pode ter sido endereçada a Agostinho Junqueira

- Publicidade -
Carta de JK descoberta em Poços pode ter sido endereçada a Agostinho Junqueira
Biografia de Agostinho revela o contato bem próximo que ele tinha com JK (capa do livro de Chico Lopes)

Uma carta inédita do ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK), datada de 1961, foi encontrada no acervo do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas pela estagiária de Museologia Jussara Soares. O documento original apresenta selo em alto-relevo e assinatura, o que comprova sua autenticidade. Apesar da relevância histórica, o destinatário da correspondência ainda é um mistério, já que o envelope não foi preservado.

No texto, JK registra um discurso de despedida presidencial. A carta traz agradecimentos ao povo brasileiro, um balanço positivo de sua gestão e a afirmação de que havia cumprido os compromissos assumidos ao longo dos cinco anos de governo.

- Publicidade -

Possível destinatário

Entre os possíveis destinatários, poços-caldenses apontam o nome de Agostinho Junqueira, ex-prefeito da cidade, que mantinha uma relação próxima e de confiança com Juscelino. O vínculo entre ambos remonta a 1953, quando JK, então governador de Minas, incentivou Agostinho a disputar a prefeitura de Poços, assegurando apoio político e administrativo.

O assessor tributário e contábil Carlos Couto, também estudioso da história de Poços de Calda, acredita que o destinatário é Agostinho Junqueira. “Não tenho dúvida, Agostinho era grande amigo e correligionário de Juscelino desde à época de Getúlio”, aponta ele.

- Publicidade -

Biografia

Chico Lopes, escritor e jornalista, autor da biografia de Agostinho Junqueira (Nos Tempos do Agostinho – Gráfica Sulminas), não se surpreende com a possibilidade de a carta ter como destinatário o ex-prefeito. “Não me espanta, pois o Agostinho teve uma amizade muito estreita com ele”, afirma.

A amizade entre os dois políticos se fortaleceu ao longo dos anos. Juscelino visitava Poços frequentemente, não apenas para descansar, mas também para acompanhar obras no estado. Segundo relatos, era um político exigente e obreirista, mas, ao mesmo tempo, encantador, sempre sorridente e popular. Em Poços, chegou a apoiar a campanha de Agostinho à prefeitura, inclusive com doações à Santa Casa.

- Publicidade -

A descoberta da carta reacende a memória da ligação de Poços de Caldas com um dos maiores estadistas do país. E levanta a possibilidade de que o documento encontrado seja mais uma prova do elo de confiança entre JK e Agostinho Junqueira.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
Don`t copy text!