- Publicidade -
22.7 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Cras de Poços registram mais de 112 mil atendimentos em 2024

- Publicidade -
Cras de Poços registram mais de 112 mil atendimentos em 2024
Divulgação

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Poços de Caldas apresentou, em resposta a requerimento do vereador Wellington Guimarães (PSDB), um levantamento sobre a estrutura, funcionamento e volume de atendimentos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) no município.

Atendimentos

Atualmente, Poços de Caldas conta com sete unidades de Cras em funcionamento. Além disso, há um ponto de apoio no Jardim Kennedy e um volante que atende a zona rural. No total, as unidades realizaram mais de 112 mil atendimentos em 2024 e já somam quase 47 mil em 2025, de acordo com os dados encaminhados à Câmara Municipal.

- Publicidade -

As equipes técnicas são compostas por coordenadores, psicólogos, assistentes sociais, cadastradores do Cadastro Único, auxiliares administrativos e profissionais de serviços gerais. A composição varia conforme a unidade.

Entre as principais demandas de atendimentos estão a vulnerabilidade econômica, solicitações de benefícios eventuais como cestas básicas, busca por inclusão produtiva e emprego. Há também falta de documentação, fragilidade dos vínculos familiares e dificuldade de acesso a políticas públicas de saúde, educação e transporte.

- Publicidade -

Famílias

Atualmente, mais de 940 famílias estão em acompanhamento contínuo pelas equipes dos Cras. Além disso, 211 famílias são atendidas pelo Creas e 25 usuários acompanhados pelo Centro POP. A Secretaria informou que não há fila de espera para atendimentos com assistentes sociais ou psicólogos. Sendo assim, é possível o acesso por demanda espontânea.

Outro destaque é a atuação intersetorial dos Cras, com parcerias junto a escolas, unidades de saúde e conselhos de direitos, buscando ampliar a rede de proteção social.

- Publicidade -

Ampliação da rede

Quanto à infraestrutura, a Prefeitura informou que todas as unidades possuem estrutura adequada para funcionamento. Manutenção é realizada conforme necessidade. Para 2025, está prevista a ampliação da rede de internet nos equipamentos. Em resposta ao crescimento das demandas, a secretaria anunciou a implantação de uma nova unidade de Cras na região leste, que já conta com dois centros em funcionamento.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
Don`t copy text!