- Publicidade -
22.9 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Licenciamento 2025 em MG começa a ser exigido a partir de hoje; veja cronograma

- Publicidade -

A partir desta segunda-feira (1º), veículos com finais de placas 1, 2 e 3 devem estar com o Licenciamento 2025 em dia em Minas Gerais. O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é obrigatório para circulação, e motoristas sem o documento estarão sujeitos a multa gravíssima de R$ 293,47, além de terem o veículo removido.

O calendário de licenciamento estabelecido pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG) segue um cronograma escalonado:

- Publicidade -
  • Final de placa 1, 2 e 3: prazo até 1º de setembro
  • Final de placa 4, 5 e 6: prazo até 30 de setembro
  • Final de placa 7, 8, 9 e 0: prazo até 31 de outubro

Para emitir o documento, os proprietários precisam regularizar todas as pendências, incluindo o pagamento do IPVA, da Taxa de Licenciamento (TRLAV) e de multas vencidas. Além disso, não pode haver restrições judiciais ou administrativas contra o veículo.

O CRLV 2025 pode ser obtido digitalmente por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), MG App ou pelo site da CET-MG. Basta acessar a opção “Emitir CRLV”, preencher os dados necessários e salvar o documento no celular ou imprimir.

- Publicidade -

Durante uma blitz, se o motorista não tiver o documento em dia, ele poderá tentar regularizar a situação na hora, conforme permite a Lei Estadual 25.070/2024. No entanto, dependendo do tipo de débito, como multas de outros estados ou dívidas inscritas na dívida ativa, a regularização imediata pode não ser possível.

Por isso, a recomendação é consultar antecipadamente a situação do veículo no site da CET-MG e resolver quaisquer pendências. Quem circular sem o CRLV válido além da multa, leva sete pontos na CNH e ainda corre o risco de ter o carro removido para o pátio.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
Don`t copy text!