- Publicidade -
19.8 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Carta do presidente Juscelino Kubitschek é descoberta no acervo do Museu de Poços

- Publicidade -
Carta do presidente Juscelino Kubitschek é descoberta no acervo do Museu de Poços
Divulgação

Imagine abrir um livro e se deparar com um tesouro histórico escondido entre as páginas? Foi o que aconteceu com a estagiária de Museologia do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas Jussara Soares. Ela encontrou uma carta do ex-presidente Juscelino Kubitschek, datada de 1961.

A originalidade do documento tem comprovação pelo selo em alto relevo, além da assinatura. O destinatário epistolar do presidente JK continua um mistério, já que o envelope não foi encontrado.

- Publicidade -

A carta enviada pelo presidente Juscelino Kubitschek contém o registro de um discurso de despedida presidencial. No texto, o presidente expressa sua gratidão ao povo brasileiro, faz um balanço positivo de sua gestão. E ainda afirma ter cumprido os compromissos assumidos ao longo dos seus cinco anos de governo.

Sem destinatário

“Esta foi uma carta que JK enviou para várias pessoas em janeiro de 1961, mas não temos o destinatário do documento que está no acervo do Museu de Poços. Encontrei um tesouro”, celebra Jussara Soares, que é aluna do Curso de Museologia do Centro Universitário Leonardo da Vinci.

- Publicidade -

Remetida de Brasília e datada de 1961, a carta se inicia com o seguinte trecho: “Ao aproximar-se o término do meu mandato, venho manifestar-lhe, de modo especial, o meu reconhecimento pelo seu patriótico apoio à luta que travei para conduzir a pleno êxito a causa do desenvolvimento nacional.”

Governo

Juscelino Kubitschek governou o Brasil de 1956 a 1961, período em que adotou o ambicioso slogan “50 anos em 5”, simbolizando sua proposta de promover, em apenas cinco anos de governo, o equivalente a cinquenta anos de progresso para o país. Sua gestão ficou marcada por grandes investimentos em infraestrutura, industrialização e pela construção de Brasília, a nova capital federal.

- Publicidade -

“Documentos como este são fontes para compreendermos melhor os momentos de transição política, as visões de país e os legados deixados por nossos governantes”, avalia a coordenadora do Museu Histórico e Geográfico de Poços Lavínia du Valle.

 

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
Don`t copy text!