
A Secretaria Municipal de Educação promoveu na manhã desta sexta-feira (29) uma reunião de alinhamento para a organização do Desfile Cívico de 7 de Setembro, que acontece no próximo domingo (7).
O evento contará com a participação de 38 agremiações, incluindo escolas municipais, estaduais e particulares, unidades do Programa Municipal da Juventude (PMJ). E ainda forças de segurança, clubes, fundações, cooperativas e órgãos públicos. A reunião teve a presença de servidores de diversas Secretarias, como Educação, Turismo e Comunicação, além das forças de segurança.
O hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Poços de Caldas acontecerá às 8h na praça Pedro Sanches. Em seguida, terá início o desfile, com saída da rua Minas Gerais, esquina com Pernambuco, seguindo em direção à praça Pedro Sanches.
Para garantir a organização e a segurança do evento, as ruas Minas Gerais, Pernambuco, Francisco Sales, Marechal Deodoro e São Paulo ficarão interditadas durante o desfile.
Sem fogos de artifício
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais divulgou uma série de orientações relacionadas à segurança do evento. Com destaque para a proibição do uso de artefatos pirotécnicos (fogos de artifício, sinalizadores, entre outros) por parte das escolas e entidades.
De acordo com o órgão, os riscos incluem incêndios, explosões, queimaduras e intoxicação por fumaça, além da possibilidade de alteração na classificação do evento, exigindo medidas adicionais de licenciamento.
O Corpo de Bombeiros recomenda que as agremiações priorizem formas seguras de expressão artística, como bandeiras, fanfarras, instrumentos musicais e coreografias, evitando os artefatos pirotécnicos. A segurança de alunos, profissionais e do público deve ser a principal prioridade.
Também está proibido o uso de drones durante o desfile, a não ser que haja autorização prévia junto à Secretaria de Educação. A medida visa evitar conflitos e acidentes com o equipamento.
Estrutura e organização
Banheiros químicos estarão disponíveis na rua Pernambuco, em frente ao Fórum e ao antigo Samu, para atender os participantes e o público presente.
Em caso de chuva, cada agremiação terá autonomia para decidir sobre a sua participação no desfile.