
A partir da próxima segunda-feira (1), passa a ser obrigatório portar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2025 em Minas Gerais. De acordo com o governo estadual, cerca de 3 milhões de automóveis ainda não estão licenciados, o que representa 25% da frota total do estado, estimada em 11,9 milhões de veículos.
O CRLV comprova que o carro está em condições legais de circular. Atualmente, 8,8 milhões de veículos já estão regularizados. Para emitir o documento, o proprietário precisa quitar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual (TRLAV) e eventuais multas vencidas.
O prazo para pagamento do IPVA e do licenciamento se encerrou em abril. Quem não quitou os débitos deverá pagar multa de 20%, além de juros calculados pela taxa Selic.
Os prazos para licenciamento variam conforme o final da placa:
-
Placas 1, 2 e 3: até domingo (31).
-
Placas 4, 5 e 6: até 30 de setembro.
- Publicidade - -
Placas 7, 8, 9 e 0: até 31 de outubro.
O documento pode ser apresentado tanto na versão impressa quanto no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). Conduzir veículo sem o licenciamento é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do automóvel para o pátio.