
O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) informou, em resposta ao Requerimento apresentado pelo vereador Tiago Mafra, sobre o rompimento de uma tubulação e possível despejo de esgoto no rio aos fundos da rua Coronel Virgílio Silva. E ainda um processo avançado de erosão no leito do ribeirão.
A Autarquia esclarece que tomou conhecimento da situação apenas após o recebimento do requerimento. Não havendo reclamações prévias registradas pelos canais de atendimento ao público. Imediatamente, uma equipe técnica vistoriou o local, constatando a tubulação rompida e realizando a manutenção necessária.

Reparada
A tubulação, de ferro fundido, é de responsabilidade do DMAE e da prefeitura, que também cuida de rios e encostas da cidade. Houve a identificação da origem do despejo na própria tubulação, que coletava esgoto de localidades próximas.
O DMAE informa que a tubulação já passou pelos reparos e que a recuperação das encostas terá acompanhamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para garantir a conformidade ambiental. A Secretaria vai ter notificação após a manutenção para autorizar e orientar a intervenção definitiva.
Fotos do local, referentes à manutenção, mostram que o vazamento de esgoto foi completamente solucionado. O corpo técnico do DMAE e da prefeitura continua avaliando a melhor alternativa para as intervenções futuras, garantindo a segurança do local e a preservação ambiental.