
Cristina, Maria da Fé, Pedralva e Itajubá agora integram oficialmente o Caminho da Agonia. Este roteiro religioso foi lançado durante a feira Travel Next Minas, realizada nos dias 19 e 20 de agosto no Expominas, em Belo Horizonte. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Sebrae Minas e o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).
Caminhada e cicloturismo
Com pouco mais de 60 quilômetros de extensão, a rota é para peregrinos e turistas que buscam momentos de fé, reflexão e contato com a natureza. O trajeto tem indicação tanto para caminhadas quanto para o cicloturismo. Assim, ele une espiritualidade e contemplação das paisagens da serra da Mantiqueira.
Nossa Senhora da Agonia
O nome do percurso faz referência ao período de sofrimento e oração de Jesus no Getsêmani, antes da crucificação. Além disso, o percurso referencia o Santuário de Nossa Senhora da Agonia, em Itajubá, ponto final do caminho. A rota, além da espiritualidade, valoriza a cultura local, oferecendo aos visitantes experiências gastronômicas com azeites, cafés, queijos e doces produzidos na região.
O projeto tem foco na sustentabilidade e na padronização de serviços, incluindo sinalização, capacitação de empreendedores, criação de pontos de apoio e incentivo à comercialização de produtos de base comunitária.