
Na conclusão da Audiência Geral desta quarta-feira, 20 de agosto, o Papa Leão XIV lançou um apelo aos fiéis, recordando a celebração litúrgica da memória da Bem-Aventurada Virgem Maria Rainha, que tem comemoração na sexta-feira, 22 de agosto.
O papa Leão pediu que católicos e outros fiéis religiosos observem um dia de jejum e orações. O apelo é pela paz no Oriente Médio, na Ucrânia e em outras regiões do mundo afetadas pela guerra.
“Como nossa Terra continua a ser ferida por guerras na Terra Santa, na Ucrânia e em muitas outras regiões, convido todos os fiéis a viverem o dia 22 de agosto em jejum e oração”, afirmou o pontífice durante a audiência semanal no Vaticano, nesta quarta-feira (19).
Ele sugeriu que os fiéis peçam a Deus para “conceder paz e justiça e enxugar as lágrimas daqueles que sofrem por causa dos conflitos armados em andamento”.
Primeiro papa dos Estados Unidos, a eleição de Leão foi em 8 de maio para substituir o papa Francisco. Desde o início do seu pontificado, tem feito diversos apelos pelo fim da guerra na Ucrânia. Ele fez sua primeira ligação oficial para um líder estrangeiro ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em maio. Além disso, o encontro presencial entre os dois ocorreu em julho.
O jejum é uma prática tradicional entre católicos, especialmente em datas espirituais importantes, como forma de intensificar a oração. Em outubro passado, o papa Francisco também havia convocado um dia especial de jejum e oração. Por ocasião do aniversário de um ano da guerra entre Israel e o Hamas.
(Com informações da https://www.vaticannews.va/)