
Em 26 de junho de 1974, um pacote de chicletes sabor tutti frutti fez história ao se tornar o primeiro produto escaneado em um caixa de supermercado nos Estados Unidos. O episódio marcou o início da era do código de barras. Tecnologia que transformou o comércio mundial ao permitir filas menores, estoques organizados e logística mais eficiente.
Cinco décadas depois, esse símbolo do consumo começa a se despedir. A GS1, entidade internacional que regula o sistema, prevê que até 2027 o modelo linear seja substituído por códigos bidimensionais, como o QR Code.
A nova tecnologia pode armazenar até 100 vezes mais dados que o código de barras tradicional. Com isso, amplia as informações acessíveis ao consumidor. Além de preço e identificação, será possível consultar a tabela nutricional, a origem dos ingredientes. E também certificações ambientais e de segurança, dados de validade e lote, links com promoções e conteúdos digitais.
Segundo especialistas, a mudança deve consolidar um novo padrão global de identificação de produtos, conectando de forma mais direta fabricantes, varejo e consumidores.