
Um ônibus que transporta crianças e adolescentes em Santa Rita do Sapucaí, no sul de Minas, circulou nesta semana com um anúncio de produtos eróticos no vidro traseiro. O caso gerou indignação nas redes sociais e levou a prefeitura a abrir um processo administrativo para apurar responsabilidades.
De acordo com a administração municipal, o veículo foi usado na última segunda-feira (11) para substituir o ônibus titular da linha, que estava em manutenção. Pela manhã, o coletivo costuma transportar professores até uma escola rural. No período da tarde, no entanto, acabou levando estudantes de 3 a 17 anos.
A empresa responsável pelo serviço foi notificada e tem 48 horas para apresentar explicações. Segundo a procuradora-geral do município, após o prazo será instaurado um processo administrativo. A empresa terá direito ao contraditório e ampla defesa. Poderá haver penalização.
A circulação da imagem do ônibus com a propaganda inapropriada gerou debate sobre a fiscalização do transporte escolar. A prefeitura destacou que o uso do veículo foi excepcional e não informou se recebeu reclamações de pais ou responsáveis.