17.1 C
Poços de Caldas

Prefeitura de Poços tem nova vitória judicial no caso da Santa Casa de Salto de Pirapora

PUBLICIDADE
Prefeitura de Poços tem nova vitória judicial no caso da Santa Casa de Salto de Pirapora
Divulgação

A prefeitura de Poços de Caldas obteve mais uma vitória na Justiça no processo envolvendo o antigo convênio com a Santa Casa de Misericórdia de Salto de Pirapora. Na última semana, o Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3) decidiu que o município não é responsável pelas verbas trabalhistas devidas a ex-funcionários da entidade. Atribuindo toda a condenação à Santa Casa.

A decisão destacou que o vínculo entre as partes era por convênio, e não por terceirização. O que afasta a responsabilidade subsidiária da prefeitura, conforme entendimento consolidado do TST. O TRT reconheceu que a Secretaria Municipal de Saúde agiu corretamente ao pagar apenas os salários, sem assumir encargos que são de responsabilidade da organização.

PUBLICIDADE

A Santa Casa de Salto de Pirapora segue obrigada a arcar com verbas rescisórias, FGTS, saldo de salário e multas previstas na CLT. A Justiça também afastou o pagamento de danos morais por ausência de prova de lesão relevante, e rejeitou argumentos como força maior e “fato do príncipe”.

Essa é a segunda vitória da prefeitura no caso. Em março, a Justiça Cível já havia reconhecido a legalidade da rescisão do convênio. Com base em apontamentos do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG). E ainda no risco de desassistência à população.

O convênio com a Santa Casa de Salto de Pirapora teve encerramento em janeiro deste ano. Em seguida, houve novo contrato com a Irmandade do Hospital Santa Casa de Poços de Caldas para garantir a continuidade dos atendimentos.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!