
Neste próximo sábado, 2 de agosto, a cidade de Caldas será palco do II Encontro Semeando – Encontro de Devoções e Raízes Sul-Mineiras. O evento valoriza as expressões culturais e religiosas afro-brasileiras e populares da região. A programação tem início às 13h30 e será totalmente gratuita e aberta ao público.
O encontro celebra a diversidade cultural do sul de Minas por meio de um cortejo com ternos de Congada, Moçambique e o grupo de Caiapós. Reafirmando a força das tradições e da religiosidade popular. Em 2025, a iniciativa presta uma homenagem especial à Comunidade Quilombola de Barreirinhos, reconhecida no ano passado pela Fundação Cultural Palmares.
Além da presença dos representantes da comunidade, haverá uma feirinha com produtos artesanais, mostrando o saber-fazer tradicional e impulsionando a economia comunitária local.
A programação segue com uma celebração simbólica à certificação da comunidade e a exibição de dois documentários.
-
“Colcha de Retalhos”, produzido pelo Núcleo de Cultura da Aliança em Prol da APA da Pedra Branca, Projeto Curas e a própria Comunidade de Barreirinhos;
-
“Adorei as Almas”, criação do Projeto Curas e da Associação Afro-Ancestral.
- Publicidade -
O Encontro Semeando é realizado pelo Núcleo de Cultura da Aliança em Prol da APA da Pedra Branca. Em parceria com a Comunidade Quilombola de Barreirinhos, Projeto Curas e Associação Afro-Ancestral. Tem apoio da prefeitura de Caldas e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
A proposta é fortalecer e resgatar a cultura afro-ancestral sul-mineira, promovendo a fé, a memória e o reconhecimento das identidades tradicionais da região.