Pesquisa da Unifal propõe teste do olfato com óleos essenciais comuns no sul de Minas

PUBLICIDADE
Pesquisa da Unifal propõe teste do olfato com óleos essenciais comuns no sul de Minas
Acuidade olfativa passou por teste com óleos essenciais comuns à população do sul de Minas. (Foto: Arquivo/Estéfany Melo)

Uma pesquisa da Universidade Federal de Alfenas (Unifal) desenvolveu um teste olfatório mais acessível, utilizando óleos essenciais com aromas comuns à população do sul de Minas Gerais. Como limão, laranja, canela, funcho e menta. A proposta busca tornar mais fácil e barato o diagnóstico de alterações no olfato, especialmente em hospitais e unidades de saúde.

O estudo aconteceu no Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Longevidade, com assinatura da mestranda Estéfany Chris Teodoro de Melo, com orientação do professor Eric Batista Ferreira e coorientação da professora Flávia Della Lúcia. A pesquisa analisou a capacidade olfativa de dois grupos: 50 pacientes no hospital de Muzambinho e 50 voluntários saudáveis da Unifal, em Alfenas.

PUBLICIDADE

Os testes mostraram que o grupo hospitalizado teve maior dificuldade em identificar os aromas. A perda do olfato teve associação a fatores como idade avançada, uso de medicamentos, presença de dor e doenças respiratórias. Os autores destacam que alterações no olfato afetam diretamente a qualidade de vida, por impactarem também o paladar, a memória e a identificação de riscos, como vazamentos de gás ou alimentos estragados.

Segundo os pesquisadores, a maioria dos testes olfativos disponíveis no Brasil é importada. E utiliza aromas pouco familiares à população brasileira, o que pode prejudicar os resultados. A nova proposta, além de mais barata, busca maior precisão ao usar fragrâncias que fazem parte do cotidiano regional.

Apesar do potencial, o estudo ainda não tem previsão de continuidade. O professor Eric Ferreira ressalta que seria necessário o interesse de empresas para transformar o projeto em produto acessível à população.

(Fonte: Unifal-MG)

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!