
A ONG “Os Animais Importam”, com sede em São Paulo e reconhecida nacionalmente pelas ações judiciais que visam ao fim da tração animal, se propôs a receber, em doação, todos os cavalos utilizados atualmente nas charretes turísticas de Poços de Caldas. A ONG tem atuado fortemente nos últimos tempos para que o serviço de charretes em Poços seja encerrado. A organização é presidida por Leandro Ferro, que se manifestou sobre o tema.
“Nos responsabilizamos por acolher todos os cavalos escravizados pelos charreteiros e destinar esses animais a santuários parceiros ou adotantes aprovados mediante criteriosa entrevista”, afirma. Segundo ele, todos os adotantes precisarão firmar o compromisso de “nunca utilizar esses animais para qualquer tipo de trabalho novamente”.
Portanto, a proposta da ONG prevê que, após efetivada a doação dos animais, os moradores de Poços de Caldas poderão colaborar com a manutenção provisória dos cavalos. Seja por meio de ajuda financeira, seja com doações de insumos e medicamentos. “Afinal, esses animais sofreram maus-tratos por muitos anos e vivem precariamente”, declarou o presidente.
Cavalos e charretes
Questionado sobre a possibilidade de contrapartida dos charreteiros, Leandro Ferro respondeu que a organização não se oporia à proposta de indenização financeira aos condutores, oferecida pela prefeitura, desde que todos os cavalos e as charretes sejam doados. “Sim, terão que ser doados os cavalos e as charretes, pois elas serão destruídas para que não escravizem mais animais em nenhuma outra cidade”, disse.
Fundada há quatro anos, a “Os Animais Importam” possui grande experiência no manejo de animais vítimas de maus-tratos. E atua no combate à exploração animal em diversas regiões do país.