
A prefeitura de Poços de Caldas, em resposta ao Requerimento do vereador Lucas Arruda (Rede), informou que realizou vistoria técnica na ponte localizada na zona rural, no bairro Vale das Antas – Fazenda Osório. O laudo estrutural foi elaborado dia 4 de julho por engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas. E aponta a necessidade de intervenções na estrutura.
De acordo com o relatório técnico, a estrutura de concreto armado (vigas pré-moldadas) e as cabeceiras da ponte se encontram em bom estado de conservação. Sem danos aparentes. No entanto, foram identificados problemas no guarda-corpo, que apresenta sinais de colisão e ferrugem. E no tabuleiro de madeira, cuja maioria das peças necessita de substituição.
Apesar dos danos, os técnicos informaram que a condição de trânsito sobre a ponte era considerada normal no momento da vistoria. Desde que não haja excesso de carga.

Entre as recomendações apresentadas estão a instalação de sinalização em ambos os sentidos da via para alertar sobre os riscos de sobrecarga e a necessidade de iluminação noturna na ponte. Com o objetivo de evitar acidentes, principalmente colisões contra o gradil lateral.
A Administração Municipal informou ainda que as melhorias necessárias deverão ser executadas no decorrer do ano de 2025. Uma cópia do laudo, com o relatório fotográfico da visita técnica, foi encaminhada à Câmara Municipal.
