
Acontece neste sábado (12), das 9h ao meio-dia, a oficina “Música brasileira: ouvir, cantar e criar”, com Adonias Calebe e Nanda Dearo. O evento acontece no Sesc Poços de Caldas (Rua Paraná, 229) e os interessados devem se inscrever neste link.
De acordo com a organização, a oficina é voltada aos cantos do nosso povo. Os participantes serão convidados a realizar uma imersão nos aspectos rítmicos, melódicos e estruturais da música brasileira, trazendo como referência o livro “500 canções brasileiras”, de Ermelinda A. Paz, bem como as vivências pessoais dos oficineiros.
Prática, prazerosa e dinâmica, a oficina traz exercícios de corpo e voz e objetiva ampliar as referências sonoras, desenvolvendo, além da técnica, a musicalidade e o jogo como bases para improvisação e criação musical.
Adonias Calebe é compositor, violeiro e professor de música. Bacharel em Música com Habilitação em Composição Musical pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2024 realizou uma expedição para a região Norte do Brasil, ouvindo, aprendendo e registrando músicas dos estados do Acre, Rondônia, Amazonas, Roraima e Pará. Iniciou parcerias com artistas, poetas e músicos da região, abrindo uma ponte para a viola caipira neste repertório com composições inspiradas nestes territórios e trazendo para a viola as músicas produzidas na região amazônica.
Nanda Dearo é cantora, multi-instrumentista e atriz. Amante da música mineira, cursou canto popular na Bituca – Universidade de Música Popular, criada pelo Grupo Ponto de Partida e apadrinhada por Milton Nascimento. Durante sua formação, participou do espetáculo “Mineiramente”, apresentando-se em cidades como Belo Horizonte, Barbacena, Itajubá e Juiz de Fora. Atualmente, estuda com a pedagoga vocal Francesca Della Monica, desenvolve trabalhos com palhaçaria e música e cursa complementação em canto lírico na UEMG (BH).
Serviço
Oficina “Música brasileira: ouvir, cantar e criar”
Sábado (12), das 9h às 12h
Sesc Poços de Caldas (Rua Paraná, 229)
Inscrições clicando aqui