Aeródromo de Poços não tem plano de proteção aérea; prefeitura inicia regulamentação

Em resposta ao Pedido de Informação protocolado pelo vereador Tiago Mafra (PT), a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana detalhou o andamento das ações relativas à Zona de Proteção do Aeródromo (ZPA) do Aeroporto Embaixador Walter Moreira Salles de Poços de Caldas. Ausência de plano e providências em curso A prefeitura informou que […]
PUBLICIDADE
Aeroporto de Poços não tem plano de proteção aérea; prefeitura inicia regulamentação
Divulgação

Em resposta ao Pedido de Informação protocolado pelo vereador Tiago Mafra (PT), a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana detalhou o andamento das ações relativas à Zona de Proteção do Aeródromo (ZPA) do Aeroporto Embaixador Walter Moreira Salles de Poços de Caldas.

Ausência de plano e providências em curso

A prefeitura informou que não possui o documento da ZPA, que integra o Plano Básico de Zona de Proteção ao Aeródromo (PBZPA). Com a Infraero já desvinculada dessa atividade, a administração municipal está elaborando o Termo de Referência para licitar a contratação de empresa especializada na criação do PBZPA. Com definição de coordenadas, limites e diretrizes técnicas.

PUBLICIDADE

Não houve envio de ofício formal à Infraero ou à Anac solicitando o plano, segundo a prefeitura, pois as providências exigidas para regularização, pendentes há anos, já estão sendo conduzidas em conjunto com os órgãos federais competentes.

Segundo a Secretaria, a segurança da aviação é prioridade contínua no aeroporto, que conta com suporte técnico da Infraero e sua equipe especializada. Embora o PBZPA ainda não exista, todos os procedimentos operacionais e a mitigação de riscos à aviação seguem em conformidade com normas da Anac. E sob supervisão dos especialistas da estatal.

Zona de proteção de aeródromo

A Zona de Proteção de Aeródromo (ZPA) é uma área ao redor do aeródromo sujeita a restrições específicas de uso do solo. Como altura de edificações, instalação de antenas e atividades que atraiam aves. Isso para garantir a segurança das operações de pouso, decolagem e navegação aérea.

Especificamente, o Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromo é um estudo técnico que delimita essas áreas por meio de superfícies imaginárias em um mapa tridimensional. Estabelecendo limites precisos para construções e obstáculos no entorno do aeroporto, como previsto pela legislação da Aviação Civil.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
Falecimentos

Falecimentos

Confira as informações da Funerária sobre os últimos falecimentos

PUBLICIDADE
Cervejaria pode triplicar de tamanho

Cervejaria pode triplicar de tamanho

Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG PUBLICIDADE COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG  www.sindijorimg.com.br Cervejaria pode triplicar de tamanho Inaugurada…

Don`t copy text!