Em respeito aos autistas, MG substituirá sirenes escolares por sinais musicais até 2026

As escolas de Minas Gerais terão um novo ambiente sonoro a partir de 2026. Uma nova lei estadual determina que instituições de ensino públicas e particulares substituam sirenes e alarmes tradicionais por sinais musicais. As unidades tem até o início do próximo ano letivo para a adaptação. Conforme a publicação, a medida, sancionada pelo governador […]
PUBLICIDADE

Uma nova lei estadual determina que instituições de ensino públicas e particulares substituam sirenes e alarmes tradicionais por sinais musicais.As escolas de Minas Gerais terão um novo ambiente sonoro a partir de 2026. Uma nova lei estadual determina que instituições de ensino públicas e particulares substituam sirenes e alarmes tradicionais por sinais musicais. As unidades tem até o início do próximo ano letivo para a adaptação.

Conforme a publicação, a medida, sancionada pelo governador Romeu Zema (Novo) em  maio, visa melhorar o bem-estar de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que podem sofrer com hipersensibilidade auditiva.

PUBLICIDADE

O Projeto de Lei (PL) 3.623/22, de autoria do deputado Ulysses Gomes (PT), altera a Lei nº 13.799/2000, que trata dos direitos da pessoa com deficiência em Minas Gerais. Com isso, a mudança afeta sons como sirenes de início e fim de aulas, recreio e provas, que muitas vezes causam desconforto e até dor em alunos com autismo.

Por que a mudança é importante?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta o neurodesenvolvimento, influenciando comunicação, interação social e comportamento. Muitas pessoas no espectro têm hipersensibilidade auditiva, tornando sons abruptos — como sirenes — extremamente incômodos.

De acordo com o projeto, a nova lei busca adaptar as escolas para atender melhor esses alunos, promovendo um ambiente mais acolhedor. Além disso, a medida pode beneficiar outros estudantes e professores, já que os sinais musicais tendem a ser menos estressantes para toda a comunidade escolar.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
Falecimentos

Falecimentos

Confira as informações da Funerária sobre os últimos falecimentos

PUBLICIDADE
Cervejaria pode triplicar de tamanho

Cervejaria pode triplicar de tamanho

Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG PUBLICIDADE COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG  www.sindijorimg.com.br Cervejaria pode triplicar de tamanho Inaugurada…

Don`t copy text!