Fazer horas extras é parte da rotina de 77% dos profissionais brasileiros, revela estudo

Você tem o hábito de fazer as famosas horas extras no trabalho? 77% dos profissionais brasileiros também. A descoberta é da Conquer Business School. Escola de negócios que, no último mês, buscou entender como anda a auto-organização e gestão do tempo nas empresas de diferentes regiões. Entre as ferramentas e obstáculos que impedem mais produtividade […]
PUBLICIDADE

Fazer horas extras é parte da rotina de 77% dos profissionais brasileiros, revela estudo

Você tem o hábito de fazer as famosas horas extras no trabalho? 77% dos profissionais brasileiros também. A descoberta é da Conquer Business School. Escola de negócios que, no último mês, buscou entender como anda a auto-organização e gestão do tempo nas empresas de diferentes regiões. Entre as ferramentas e obstáculos que impedem mais produtividade nas equipes.

PUBLICIDADE

Na busca por bater as metas e não deixar as tarefas acumularem, segundo a especialista, as experiências dos entrevistados revelam dois tipos de relação com produzir além do expediente. A mais comum, compartilhada por quem faz horas extras sempre que necessário, mas prefere não precisar (51,4%). E aqueles que excedem as horas trabalhadas constantemente, admitindo não se incomodar (25,2%).

PUBLICIDADE

Entre as estratégias adotadas para uma rotina de trabalho mais produtiva, o estudo descobriu que, em 2025, 83% das pessoas vêm recorrendo a ferramentas e métodos específicos. Entre os quais se destacariam o Notion e Trello, conhecidos por organizarem visualmente tarefas e projetos. Bem como o ChatGPT, cujos diversos usos têm o tornado um aliado na luta contra a procrastinação e o excesso de demandas.

Redes sociais, o vilão número um da produtividade

Reuniões extensas e excessivas, interrupções frequentes, ambiente corporativo desorganizado. Em meio a tantos desafios a serem driblados profissionalmente, algo que o estudo da Conquer evidencia é o quão comuns são certas dificuldades para gerir o próprio tempo nas empresas. Problemas que, hoje, tendem a se refletir em quedas nos índices de produtividade dentro dos mais diversos setores.

PUBLICIDADE

Ao serem questionados sobre sua relação com as atividades de trabalho, por exemplo, 35% dos entrevistados pela escola de negócios foram enfáticos, ressaltando dois desafios específicos ao priorizar e executar tarefas. A sobrecarga e a dificuldade de cumpri-las dentro do prazo, questões que os fazem encerrar constantemente. E o expediente com a sensação de cansaço (50,8%), ansiedade e preocupação (10%) ou estresse (8,2%).

No dia a dia profissional, contribuem para a falta de organização problemas internos e externos. Que impedem os colaboradores de alcançarem os resultados de forma eficaz.

Quando o assunto é manter uma rotina de trabalho produtiva, segundo os respondentes, o principal impeditivo tem sido a prática de conferir a internet e redes sociais (36,2%). Muitas vezes ligadas à busca por prazer imediato, bem como a sensação de recompensa sem esforço, por meio de cliques, curtidas e rolagens contínuas pelo feed. O que os especialistas chamam de “dopamina barata”, com efeitos prejudiciais à saúde física e mental.

Excesso de demandas 

Não só ela, aliás. Entre fatores como interrupções frequentes por parte do líder e colegas, excesso de demandas e o desânimo, o que não faltam, atualmente, são “vilões” para um trabalho mais produtivo. Culminando em um hábito natural para a maioria dos respondentes: o de fazer as famosas horas extras quando poderiam estar descansando.  

Prazos realistas e bem definidos (34,2%), reuniões objetivas (26,8%) são apenas algumas das mudanças desejadas pelos brasileiros. E, ainda, treinamentos e cursos sobre gestão do tempo (25,6%). Para os quais, hoje, ter uma rotina sem interrupções ou distrações (58,4%) é o que garantiria mais resultados. E, possivelmente, muito mais satisfação. 

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
Falecimentos

Falecimentos

Confira as informações da Funerária sobre os últimos falecimentos

PUBLICIDADE
Cervejaria pode triplicar de tamanho

Cervejaria pode triplicar de tamanho

Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG PUBLICIDADE COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG  www.sindijorimg.com.br Cervejaria pode triplicar de tamanho Inaugurada…

Don`t copy text!