Dia Nacional do Imigrante Italiano: Poços faz parte da forte herança dos descendentes

PUBLICIDADE
Dia Nacional do Imigrante Italiano: Poços faz parte da forte herança dos descendentes
Divulgação

Hoje, o Brasil celebra o Dia Nacional do Imigrante Italiano, uma data que remonta a um marco histórico: a chegada da expedição de Pietro Tabacchi ao Espírito Santo, em 1874.
Esse evento marcou o início do processo de migração em massa de italianos. Em janeiro daquele ano, o navio La Sofia partiu da Itália atravessando o Oceano Atlântico até a cidade de Vitória. E por lá desembarcaram 386 italianos das regiões do Trento e Vêneto.

Segunda cidade mineira

Poços de Caldas foi um dos destinos de muitos desses imigrantes italianos que chegaram ao Brasil no final do século XIX. Hoje, o município é a segunda cidade mineira com o maior número de descendentes de italianos reconhecidos oficialmente, ficando atrás apenas de Belo Horizonte. Estima-se que cerca de 60% da população de Poços de Caldas tenha origem italiana. Influência que pode ser facilmente identificada nos sobrenomes típicos encontrados na cidade.

PUBLICIDADE

Instituições

A comunidade italiana em Poços de Caldas é representada por duas importantes instituições. O Círculo Ítalo-Brasileiro do Sul de Minas, que, no âmbito cultural, tem o papel de preservar e difundir as tradições italianas. Já a Agência Consular da Itália, representante do Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte, oferece suporte e orientação aos italianos e ítalo-descendentes sobre seus direitos.
“A influência italiana em Poços de Caldas vai muito além da gastronomia e dos costumes familiares. Está presente na identidade cultural da cidade, nas artes, na arquitetura e na maneira como as pessoas se relacionam. Valorizar essa herança é fundamental para manter viva essa história e projetá-la para as próximas gerações”, afirmou o secretário de Cultura Nando Gonçalves.

Festa

A tradicional Festa “Italia Per Sempre” acontece todos os anos no segundo semestre em Poços de Caldas. Ela resgata a cultura italiana e acontece no Parque José Affonso Junqueira com uma programação variada com barracas com comidas típicas (massas, doces e sorvetes), bebidas (incluindo vinhos), exposições e também shows. A festa tem organização do Círculo Ítalo-Brasileiro do Sul de Minas, com apoio da prefeitura.

“Nosso compromisso é preservar as tradições e manter viva a cultura dos nossos antepassados. A festa é um momento especial, em que descendentes e admiradores se reúnem para celebrar essa rica herança italiana que tanto contribuiu para a formação de Poços de Caldas”, destaca Elaine Piva, presidente do Círculo Ítalo-Brasileiro do Sul de Minas.

Praça

Mais um ponto importante para os descendentes é a praça dos Imigrantes, onde fica o monumento em homenagem aos italianos de Poços de Caldas. O local escolhido fica na Estação Mogyana, no final da linha do trem que foi um símbolo importante no deslocamento dos antigos imigrantes pelo país.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Setor calçadista prevê queda de 2%

Setor calçadista prevê queda de 2%

Foto: Divulgação Marina Mello PUBLICIDADE COLUNA MGPrincipais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG www.sindijorimg.com.br Setor calçadista prevê queda de 2%As consequências do…

Don`t copy text!