17.5 C
Poços de Caldas

Tempo na fila: Procon Poços fiscaliza agências bancárias e faz autuação

PUBLICIDADE
Tempo na fila: Procon Poços fiscaliza agências bancárias e faz autuação
Imagem ilustrativa

O Procon de Poços de Caldas realizou, nesta semana, uma fiscalização nas agências bancárias do município com o objetivo de verificar o cumprimento das legislações municipal e estadual que regulam o tempo de espera nos caixas. De acordo com a legislação, o tempo máximo de espera é de 15 minutos em dias normais e de até 30 minutos nas vésperas de feriados prolongados e nos dias de pagamento do funcionalismo público e a multa inicial é de R$38 mil.

A lei determina que o tempo de espera deve ser contado desde o início do atendimento do usuário. Que geralmente se inicia na retirada da senha, pré-atendimento ou triagem. A norma aplica-se exclusivamente ao tempo máximo para o atendimento nos caixas presenciais destinados ao recebimento de valores ou pagamento de contas. Não sendo válida para atendimentos personalizados realizados por gerentes ou atendentes em outros setores das agências.

PUBLICIDADE

Durante a fiscalização, os agentes do Procon inspecionaram nove agências bancárias da cidade, constatando irregularidade em apenas uma, que foi autuada. Caso o consumidor constate que o tempo de espera ultrapassou o limite estipulado por lei, ele pode registrar a ocorrência no Procon. Para isso, entregando a senha com o protocolo do início do atendimento registrado de forma obrigatória, mediante solicitação, nos caixas das agências. Assim, as devidas providências serão tomadas.

Além disso, o Procon reforça que denúncias ou informações relacionadas à fiscalização podem ser feitas de forma anônima através do aplicativo Eouve.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
PUBLICIDADE
Don`t copy text!