“Café fake” gera polêmica e Associação faz alerta ao consumidor

PUBLICIDADE
"Café fake" gera polêmica e Associação faz alerta ao consumidor
imagem ilustrativa

Produtos comercializados como “sabor café” têm gerado preocupação entre consumidores e especialistas do setor. A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) notificou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura sobre a venda dessas bebidas, que podem confundir o consumidor.

Com embalagens semelhantes às de cafés tradicionais e preços mais baixos — cerca de R$ 32 por quilo, quase metade do valor do café puro, que sofreu aumento de 50% no último ano —, os chamados “cafés fake” não contêm grãos de café na composição. Em vez disso, são feitos a partir de folhas e cascas da planta, além de outros componentes.

PUBLICIDADE

Segundo Bruno Camargo, gestor comercial de uma das fabricantes, o produto é para consumidores que desejam fazer economia e manter o hábito de tomar café com leite. No entanto, a Abic alerta que essas bebidas podem ser enganosas, já que não possuem certificação que comprove a presença de café em sua formulação.

O presidente da associação, Pavel Cardoso, ressalta que o aumento do preço do café favoreceu a proliferação de empresas clandestinas. Que comercializam misturas impróprias ao consumo, tentando enquadrá-las em outras categorias alimentícias. A entidade reforça que a legislação sanitária brasileira proíbe a venda de café misturado com impurezas, como cascas, palha, folhas e galhos.

Abic

Em nota divulgada em 31 de janeiro de 2025, a Abic recomendou aos consumidores que optem por produtos certificados com o selo de pureza e qualidade da associação. Garantindo a autenticidade do café. A entidade também anunciou que já tomou medidas junto aos órgãos competentes para coibir a comercialização dos chamados “cafakes”.

O tema levanta debates sobre transparência na rotulagem, fiscalização e direitos do consumidor, especialmente em um período de alta nos preços do café. Fabricantes defendem a legalidade dos produtos, enquanto entidades do setor exigem maior rigor na regulamentação para evitar que empresas enganem os consumidores.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
Empresa anuncia investimento em Poços

Empresa anuncia investimento em Poços

Foto: Divulgação PMPC PUBLICIDADE COLUNA MG Principais destaques dos jornais e portais integrantes da rede Sindijori MG  www.sindijorimg.com.br Empresa anuncia investimento em Poços A Guaraniplast…

PUBLICIDADE
Don`t copy text!