
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que será mantida a bandeira tarifária verde para o mês de fevereiro de 2023. Com boas condições de geração no país, a bandeira verde – que não acrescenta custos às contas de energia dos consumidores – está em vigor desde abril de 2022.
Para o diretor-geral da Agência Sandoval Feitosa, a notícia confirma as projeções realizadas pela Agência ano passado. “E também apontam boas expectativas para os próximos meses. As bandeiras dão transparência ao custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente”, diz ele.
Bandeiras tarifárias
Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, que possuem um custo mais baixo. Dessa forma, não é necessário acionar empreendimentos cuja energia é mais cara, como é o caso das usinas termelétricas.
Lançado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma importante ferramenta de transparência que permite aos consumidores acompanhar, mês a mês, as condições de geração de energia no país.







