Reunião na Câmara discute ações para melhorar segurança pública

PUBLICIDADE

Discutir melhorias na segurança pública em Poços de Caldas, especialmente ações de prevenção aos furtos de motos e veículos. Esse foi o objetivo principal de uma reunião na Câmara Municipal, na tarde de terça-feira (5), realizada a pedido do vereador Kleber Silva (Novo). O encontro contou, ainda, com a presença dos vereadores Douglas Dofu (União), Luzia Martins (PDT) e Tiago Braz (Rede).

Encontro reuniu representantes de diversos órgãos de segurança (foto: Câmara de Poços de Caldas)

Também participaram dos debates o secretário de Defesa Social Rafael Tadeu Conde Maria, a promotora de Justiça Gabriella Abreu Costa de Souza Lima, a delegada regional de Policia Civil Maria Cecília Gomes Flora, o diretor da Guarda Municipal Marcelo Gavião Bastos, o guarda municipal Franselmo Lopes da Silva, o major PM Bruno Cunha Nunes, os tenentes PM Esdras José da Silva e Samuel Ferreira Mendes e os representantes da Associação de Mototaxistas e Motoentregadores Douglas Pelegrino e Alex Lima de Oliveira.

O vereador Kleber Silva iniciou a reunião pontuando algumas questões como, por exemplo, a preocupação do Poder Legislativo com o tema segurança pública, a Moção de Apelo apresentada pelo seu gabinete ao governador Romeu Zema (Novo), para aumento do efetivo da PM, o aumento do número de furtos de motocicletas e carros, principalmente após a pandemia, e a importância de soluções a curto prazo.

Todos os presentes puderam expor sugestões e possíveis ações a fim de minimizar os problemas encontrados atualmente no município. A construção de um novo presídio e a implantação da Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) foram considerados fundamentais nesse processo, como providências a longo prazo.

Outras propostas foram apresentadas, como a realização de um trabalho conjunto entre os órgãos de segurança. O intuito é traçar estratégias a partir de um levantamento dos locais onde mais acontecem furtos, do perfil daqueles que praticam, do comportamento das vítimas e do envolvimento de menores.

Tanto a Polícia Militar, como também a Polícia Civil e a Secretaria de Defesa Social, falaram sobre as ações que vêm sendo desenvolvidas, pontuando as dificuldades e limitações encontradas. Os representantes da Associação de Mototaxistas se dispuseram a promover um trabalho em conjunto com a PM, no sentido de criar uma rede de apoio, semelhante à Rede de Vizinhos Protegidos. Outra questão abordada foi a necessidade de uma campanha de prevenção para evitar os furtos de carros. Os presentes citaram, por exemplo, o número elevado de veículos que ficam durante toda a noite estacionados nas ruas da cidade.

Segundo Kleber Silva, a reunião foi extremamente proveitosa e, por sugestão de todos os presentes, os encontros para debater a segurança serão realizados, pelo menos, uma vez por mês. “Essas reuniões periódicas serão muito importantes para que cada órgão analise a situação e traga possíveis providências a serem tomadas. Tivemos nesse primeiro encontro ótimas considerações e a expectativa é que dia a após dia as reivindicações possam ser atendidas, diminuindo os problemas que temos hoje com relação à segurança. Estaremos eu e o vereador Dofu em BH nas próximas semanas, oportunidade em que também levaremos demandas ao governo estadual”, afirmou.

PUBLICIDADE
Mais Poços Já
Falecimentos

Falecimentos

Obituário de Poços de Caldas, de acordo com a Funerária Municipal

PUBLICIDADE