O vereador Douglas Dofu (União) tem acompanhado a situação da área do transbordo de lixo, obra executada na Fazenda Campo Brígida, zona oeste de Poços de Caldas, na divida com Águas da Prata (SP). Através de visitas ao local e requerimentos encaminhados ao Executivo, o parlamentar busca informações sobre a conclusão das intervenções e a solução definitiva para a questão dos resíduos sólidos.

Na última semana, Dofu esteve, novamente, na área de transbordo. A previsão de início de operação é em 4 de julho. “As caçambas dos caminhões são vedadas para evitar o vazamento de chorume. E, também, os caminhões possuem telas para que o material não voe. A disposição final dos resíduos sólidos será em Casa Branca (SP) e, felizmente, foi encontrada uma solução para a questão dos resíduos sólidos, no momento. Há outras possibilidades para a destinação ambientalmente adequada como, por exemplo, as usinas de reciclagem para a geração de energia. Porém, o que precisamos ter consciência é de que o ideal é a não geração de resíduos, a redução, a reutilização, a reciclagem, o tratamento de resíduos e só depois a disposição final”, comentou.
O vereador ressaltou que essa questão dos resíduos gera grande preocupação em toda a comunidade. “Conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos, o descarte de resíduos em lixões deveria ter acabado em 2014, porém houve uma prorrogação e cidades do porte de Poços de Caldas têm até agosto de 2022 para se adequarem, obedecendo ao novo marco do saneamento”, disse.
Nos anos de 2021 e 2022, o parlamentar apresentou requerimentos questionando as obras feitas pelo município para adequação à legislação pertinente. Em uma das respostas, encaminhada no ano passado, o Executivo informou que, devido ao intenso período chuvoso, o cronograma havia sofrido interrupção e que a previsão para término seria até o primeiro semestre de 2022. “Diante das informações, voltei à área de transbordo e tivemos a notícia das operações em breve, sanando esse problema que vinha se arrastando há anos”, finalizou.