Uma família de Poços de Caldas flagrou um animal diferente passando pelo Córrego Vai e Volta, no sábado (30). O vídeo mostra a surpresa dos moradores da Rua Barão do Campo Místico, que ficam em dúvida sobre qual seria a espécie do bicho e consideram ser um jacaré. A pedido do Poços Já, o doutor em zoologia Humberto Fonseca Mendes, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), avaliou as imagens e levantou algumas possibilidades.
Segundo a análise do especialista, o animal aparenta ser uma lontra, que se move com agilidade em águas rasas, como acontece no vídeo. Porém, não é possível ter certeza, devido à qualidade da imagem gravada por celular. Ainda fica a dúvida sobre como uma lontra teria vindo parar em um rio urbano poços-caldense. Caso tenha fugido de um criadouro, representaria a existência de tráfico de animais na região.
O zoologista também informa que é possível tratar-se de uma ariranha, comum no Pantanal. Segundo Humberto, animais dessa região estão se espalhando para outras áreas tentando fugir dos incêndios.
As análises também tiveram colaboração de Paulo Augusto Zaitune Pamplin, doutor em ecologia, e de Cassius Anderson Miquele de Melo, pós-doutor em física, ambos professores da Unifal.