Cerca de 30 manifestantes saíram as ruas nesta sexta-feira (28), pedindo atenção das autoridades com relação à população carcerária em Poços de Caldas. O protesto acontece após o anúncio de que 48 detentos testaram positivo para covid-19 na unidade.
Os manifestantes se reuniram em frente ao Fórum e aguardaram a chegada do juiz da Vara das Execuções Penais. Porém, como ele não iria ao local nesta sexta, o grupo seguiu pelas ruas centrais até o Ministério Público, onde o promotor Glaucir Antunes Modesto recebeu representantes.
Com o fim da reunião, os manifestantes voltaram às ruas pedindo que seus familiares tenham dignidade durante o cumprimento das penas. Eles pedem ainda mais atenção para as visitas presenciais, testagem em massa e melhorias na saúde e alimentação.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), informou que as manifestações não chegaram à porta da unidade até as 16h desta quinta-feira e por isso não se posicionou.
Números atualizados
O presídio de Poços de Caldas registrou 48 testes positivos para coronavírus em sua população carcerária, além de três policiais penais. Informações extraoficiais dão conta de que após o diagnóstico sete detentos receberam alvarás de soltura, enquanto os demais permanecem na unidade, isolados em três celas.
O post Protesto pede melhorias no presídio, após detentos testarem positivo para covid-19 apareceu primeiro em Poços Já Cidade.