A prefeitura criou selos para ajudar na identificação dos moradores de Poços de Caldas que possuem veículos com placas de outra cidade ou padrão Mercosul. A intenção é facilitar a passagem pelas barreiras sanitárias, que controlam a entrada de pessoas no município durante a pandemia de covid-19.
A colocação dos selos teve início em fase experimental na manhã desta sexta-feira (24), mas oficialmente começa na segunda (27). Eles podem ser aplicados na antiga estação Fepasa (Mogiana), na sede da Guarda Municipal, no horário de 8h às 11h30 e de 13h30 às 17h, além das barreiras sanitárias instaladas no Bortolan, na Saturnino de Brito e próximo ao Ceasa.
A recomendação da prefeitura é para que os veículos que já estão no município procurem a sede da GM, na Fepasa, onde há disponibilidade de pessoal e selos para atender a demanda.
São três tipos de selos. Os de cor verde caracterizam moradores de Poços que possuem veículo com placas de fora ou padrão Mercosul. Os de cor amarela são para veículos de pessoas que não são moradoras e nem possuem placas de Poços, mas que trabalham na cidade e precisam acessá-la com frequência. E os de cor vermelha, para veículos que irão permanecer de um a dois dias na cidade, que necessitam de períodos temporários em Poços, como a realização de consultas ou a trabalho, no caso de representantes comerciais e prestadores de serviço, por exemplo. Os selos serão emitidos gratuitamente.
“Os selos vão facilitar o serviço dos guardas e agentes de fiscalização que realizam o trabalho nas barreiras e também para o cidadão, que não vai precisar ser barrado todas as vezes, pelo fato de ter o carro com placa de outra cidade e se enquadra nas normas”, informa o secretário de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria.
Documentação
Para receber os selos verde ou amarelo, o condutor do veículo que possui placa de fora precisa apresentar documentação que comprove residência ou trabalho em Poços. Também é necessário apresentar a CNH e CRLV. Para o selo vermelho, o condutor também precisa da comprovação de atividade temporária na cidade.
A utilização dos selos será regulamentada por um decreto da prefeitura. Após a publicação, a fiscalização será feita por um período educativo de 15 dias. Depois disso, poderá haver a aplicação de multa aos veículos com placas de fora da cidade que não possuírem o selo. Cada adesivo tem uma numeração única para evitar duplicidade. A medida ainda não contempla turistas.
O post BARREIRAS SANITÁRIAS | Veículos com placas de fora serão obrigados a usar selo de identificação apareceu primeiro em Poços Já Cidade.