- Publicidade -
27.5 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

CORONAVÍRUS | Profissionais de saúde se reúnem na Urca para atualizar procedimentos e tirar dúvidas

- Publicidade -

Profissionais de saúde das redes pública e privada se reuniram na tarde de quinta-feira (12) no Espaço Cultural da Urca, para atualização de procedimentos relacionados ao Coronavírus. O encontro, promovido pela Vigilância Epidemiológica, informou sobre as últimas notícias e esclareceu dúvidas dos profissionais.

Reunião foi promovida pela Vigilância Epidemiológica (foto: Prefeitura de Poços de Caldas)

“A Organização Mundial de Saúde decretou nesta quarta (11) a pandemia, não existindo mais aquela lista de países com transmissão sustentada ou transmissão local. Com isso, o Brasil passa a usar como critério para identificar possíveis casos a ocorrência de sintomas, histórico de qualquer viagem internacional e contato com casos confirmados. Estamos na fase de contenção e ela é fundamental para evitar a dispersão”, esclareceu Juliana Loro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

- Publicidade -

Os procedimentos adotados atendem a protocolos do Ministério da Saúde e são supervisionados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (Cievs). A cada caso suspeito, a equipe que acolhe este paciente na unidade de saúde deve fazer contato imediato com o Cievs, que atende 24 horas para dar este suporte e definir o procedimento a ser adotado.

O infectologista Mário Krugner, presente na reunião, defendeu que medidas já conhecidas pelos profissionais devem continuar sendo adotadas neste momento. “É fundamental a higienização das mãos, dos objetos de trabalho, como o estetoscópio por exemplo. Temos que fazer o óbvio, o que já entendemos que deve ser feito, já que a transmissão é idêntica à das viroses de outono/inverno. É um vírus novo e o que nós já sabemos é que em adultos, jovens, crianças e gestantes, a letalidade é menor do que em idosos”.

- Publicidade -

O secretário de Saúde Carlos Mosconi reforçou que o isolamento domiciliar para quem vem do exterior é a melhor maneira de evitar a propagação do vírus. “Pedimos o bom senso de quem está chegando do exterior, de quem tem histórico de deslocamento, de se resguardar, de evitar contato com outras pessoas, para nós tentarmos esta contenção. Com duas semanas esta pessoa não transmite mais o vírus, por isso a fase de contenção é fundamental. Além disso, conseguimos recentemente junto ao Ministério da Saúde o credenciamento de uma segunda equipe do Saúde em Casa (SAD) e esta equipe também estará à disposição para o suporte domiciliar, caso necessário. Nossas unidades básicas e nossos pronto atendimentos estão preparados para este atendimento. É fundamental agir com segurança, tranquilidade, parcimônia e cuidado e é o que nós estamos fazendo”.

Para mais informações, a Secretaria Municipal de Saúde montou um plantão de atendimento telefônico, de segunda a sexta, das 8h às 17h. O número é o 3697-5973.

- Publicidade -

Sintomas como febre aliada a tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta ou coriza, podem caracterizar o Coronavírus, no entanto há também os casos assintomáticos.

Caso suspeito

Esta semana foi notificado em Poços o primeiro caso suspeito da doença. Trata-se de uma mulher de 58 anos, que chegou no final do mês de fevereiro, da região de Lombardia, na Itália, área afetada pelo novo vírus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A paciente foi atendida na UPA. Por conta do histórico de deslocamento, a paciente segue em isolamento domiciliar, foi aberta a notificação e colhido material para exame verifica a presença do coronavírus. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda este resultado.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!