O projeto de instalação de um novo monotrilho em Poços de Caldas foi anunciado na tarde desta terça-feira (17), no gabinete prefeito Sérgio Azevedo. A intenção é implantar na cidade uma nova tecnologia alemã.

A solenidade contou com a presença do presidente da Associação Internacional de Monotrilhos e da companhia ProReSus, Roger Diaksmeier, do diretor da ProReSus, Phellipe Barcellos, e do presidente da empresa alemã Im Rail, Marko Krönke, entre outras autoridades e envolvidos. A iniciativa é de Diaksmeier, que conseguiu financiamento do governo alemão para a elaboração do projeto, após ler notícias sobre a situação local.
Contudo, o estudo completo de viabilidade será entregue em janeiro. A nova tecnologia, anunciada durante a entrevista coletiva, foi explicada apenas superficialmente. “Com a união das tecnologias de monotrilho já existentes e sistemas autônomos de transporte, nós produzimos essa nova tecnologia”, disse Krönke.
Ainda não é possível afirmar se a atual estrutura poderia ser reaproveitada, assunto que está sendo avaliado em outro estudo pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Também está indefinida a forma de contratação para que o projeto seja viabilizado pelo município. “Com esse estudo de viabilidade nós vamos caminhar para ver qual vai ser o modelo de terceirização, de concessão, quem vão ser os parceiros, como vai ocorrer para que possa se efetivar e aí sim sair do papel. É um investimento a médio e longo prazo, para o futuro da cidade”, explicou o prefeito Sérgio Azevedo.
A prefeitura assumiu a concessão do monotrilho após a empresa concessionária abrir mão, em janeiro deste ano. Em seguida, no dia 3 de julho, após a ProReSus manifestar intenção de estudar a viabilidade, sem custos para o município, foi assinado o Memorando de Entendimento com a companhia alemã.