- Publicidade -
23.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Dores de cabeça podem significar problemas oculares, explica dr. Carlos Aterje

- Publicidade -

Quem nunca sentiu dor de cabeça? O sintoma é comum e pode acontecer a qualquer momento, seja de maneira leve ou com forte intensidade. Muitas vezes, a dor é causada por problemas oculares e quem explica o assunto é o médico oftalmologista Carlos Aterje.

Segundo Aterje, na maioria dos casos os vícios de refração provocam as dores de cabeça. Isso acontece porque miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia dificultam a visão, fazendo com que a vista perca nitidez e fique cansada, por exemplo.

- Publicidade -

Quem tem algum desses problemas, mas ainda não buscou tratamento, acaba cerrando as pálpebras na tentativa de enxergar melhor. É o que acontece com as crianças nas salas de aula, principalmente com a turma que senta no fundo. “Esse ato de espremer o olho, para tentar melhor focalização dos objetos ao longe, força os músculos da sobrancelha e da pálpebra. Isso leva a dor e cansaço muscular”, explica o médico oftalmologista.

Entre os sintomas do esforço visual estão a dor de cabeça, irritação ocular e vista cansada. O tratamento nestes casos é simples: basta procurar um oftalmologista e em seguida encomendar os óculos ou lentes de contato.

- Publicidade -

Ainda há outras causas, que são menos comuns. A catarata provoca perda de nitidez, o que também induz o paciente a forçar a visão. Quanto ao glaucoma de ângulo fechado, um dos sintomas é a enxaqueca, acompanhada de enjoo e vômitos. “Também há a enxaqueca oftalmoplégica, que tem sintoma ocular, mas causa neurológica. Além da dor de cabeça na região dos olhos, ainda pode provocar distúrbios visuais. Neste caso, o tratamento é feito com neurologista”, comenta Aterje.

Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!