- Publicidade -
23.3 C
Poços de Caldas

- Publicidade -

Água para detentos será racionada no presídio de Poços

- Publicidade -

O Governo de Minas Gerais determinou que as unidades prisionais mineiras façam racionamento de água. A decisão ocorreu após estudo que mostrou que cada detento gasta 88,7% a mais de água que a população brasileira em liberdade. Em Poços de Caldas, a direção está acertando com os detentos quais são os horários que eles preferem para receber água. Além disso, vão ser providenciados galões de água para emergências.

A ordem chegou à unidade local através de memorando e o racionamento teve início na última terça-feira (3). Os cerca de 300 detentos, que lotam o presídio com capacidade para 126 presos, terão água disponível diariamente pelo período de seis horas. Uma das justificativas do governo estadual é que a medida ajudará no contingenciamento do gasto público por causa da crise financeira.

- Publicidade -

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), somente no último mês de junho, os gastos com contas de água nos presídios mineiros chegaram a R$ 7,6 milhões.

A diretora da unidade de Poços, Monique Xavier, se reuniu na segunda-feira (2) com os presos para comunicá-los da ordem e chegar a um consenso. A preocupação é como será feito o uso durante as seis horas. “Minha preocupação diz respeito à superlotação. Em celas que eu teria 12 leitos eu tenho 40 presos. Dessa forma, no período em que a água estiver aberta eles terão que se revezar para fazer a higiene pessoal – banho, escovar os dentes – usar o sanitário, beber água”, esclareceu. “O que vou providenciar é que cada cela tenha um galão de água, desses de 20 litros, para consumo e para alguma emergência”, complementou.

- Publicidade -

As unidades terão 60 dias para se adaptarem às novas regras. Os coordenadores das cadeias que se considerarem inaptos ao racionamento terão este prazo para apresentarem recurso.

Sejusp

- Publicidade -

Em nota, a Sejusp informou que o racionamento de água é “uma medida de gestão que busca eficiência no setor público, sem desperdício do dinheiro do contribuinte e com a garantia da manutenção dos direitos dos presos e da pessoa humana”.

Foi ressaltado ainda que “as individualidades das pessoas em privação de liberdade serão preservadas, sendo situações diferenciadas – como de grávidas, de unidades em regiões historicamente mais quentes do Estado ou com superlotação acima da média estadual – estudadas caso a caso. A restrição do uso da água não trará prejuízos aos trabalhos de humanização e ressocialização realizados dentro das unidades prisionais”.

O post Água para detentos será racionada no presídio de Poços apareceu primeiro em Poços Já Cidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja também
- Publicidade -
Mais do Poços Já
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Don`t copy text!