O IBGE Minas Gerais, com apoio da Prefeitura, realiza na próxima sexta-feira (26), às 10h, uma reunião sobre o Censo Experimental, que será realizado em Poços de Caldas ainda em 2019. No encontro serão apresentados detalhes do projeto, que é uma iniciativa relevante para o aperfeiçoamento de sistemas e procedimentos que serão utilizados em todo o Brasil no Censo Demográfico de 2020. O evento será na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (sala de treinamentos), localizada à rua Pernambuco, 265 – térreo/Centro.

A chefe da Unidade Estadual do IBGE em Minas, Maria Antonia Esteves da Silva, informa que Poços foi escolhida para a realização do Censo Experimental, entre 5505 municípios brasileiros. Segundo ela, as razões foram questões estruturais da cidade, entre elas a logística, tecnologia, também proximidade com grandes centros e população dentro da faixa estipulada pelo IBGE.
Maria Antonia observa, ainda, que pela primeira vez uma cidade mineira é selecionada para sediar a fase experimental e, por isso, em Poços serão realizados dois Censos: o Experimental, em 2019, e o Demográfico, em 2020, juntamente com todos os municípios brasileiros.”Antes o Censo Experimental era feito sempre em uma localidade de São Paulo”, comentou.
Estão convidados para o evento, todos os seguimentos organizados da sociedade civil de Poços: Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, também associações de classe, empresas de serviços e autarquias, órgãos de segurança pública, Ministério Público etc.
Censo Experimental
O Censo Experimental está previsto para acontecer entre setembro e novembro deste ano em Poços de Caldas. A etapa é um projeto piloto para avaliar e aperfeiçoar os procedimentos previstos para o Censo Demográfico 2020. Ao todo, 209 recenseadores e agentes censitários, serão selecionados pelo IBGE, para atuar no projeto.
O prazo de inscrição para o Censo Experimental encerrou em junho e a seleção será feita por meio de prova objetiva aplicada em 4 de agosto, em Poços de Caldas. O resultado final será divulgado no dia 29 de agosto, no site do Ibade – Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo. A convocação dos aprovados está prevista para acontecer entre 2 e 6 de setembro.
O post IBGE promove encontro sobre Censo Experimental em Poços apareceu primeiro em Poços Já Cidade.

Pode chover nesta quinta; veja a previsão

Mar de Minas: conheça o cruzeiro que liga Fama a Capitólio
Iniciativa do Governo de Minas reúne cidades turísticas em novos roteiros

Show “Diálogos literomusicais” acontece nesta quinta-feira em Poços
Jesuane Salvador traz, entre os convidados, o maestro Carlos Lima

iFood é multado em R$ 1,5 milhão por impor valor mínimo em pedidos
Prática foi considerada abusiva e a defesa da empresa foi rejeitada pelo Ministério Público

Beneficiário de programa social está impedido de apostar em bets
Regulamento foi publicado no Diário Oficial da União

Governo lança campanha para vacinar crianças e jovens até 15 anos
Imunização será realizada de 6 a 31 de outubro em todo o país