
Respiração ofegante, suor, tremores, arrepios. Essas sensações são comuns durante o exame para conquista da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), principalmente por aqueles que têm medo de dirigir. Pensando em ajudar essas pessoas, a Autoescola Zequinha promoveu uma palestra da psicóloga Maria Julieta Vale Gouvêa, com entrada gratuita, na semana passada.
Entre os alunos estava Mayara Alves Paulino, de 29 anos. Ela já realizou a prova prática cinco vezes, mas sempre que entra no carro os sintomas são os mesmos. “Tenho muita ansiedade, passo mal”, conta.
Nas carteiras, os olhares atentos eram de pessoas que estão tentando a CNH, mas também de quem já dirige, mas sente medo. Antes de ensinar a superá-lo, a psicóloga deu uma dica importante: já que os pensamentos se tornam emoções e as emoções provocam comportamentos, é primordial bloquear os pensamentos negativos.
“Na hora que vierem pensamentos como ‘eu não consigo’, ‘não sou capaz’, ‘vou bater o carro’, tem que travar e mudar por ‘eu consigo’, ‘eu vou conseguir’, ‘vai dar tudo certo’”, explicou Maria Julieta.

A psicóloga também deu sugestões práticas, algumas para quem já dirige e outras que servem para todos que têm medo de dirigir. Depois de ouvir com atenção, Mayara ficou mais confiante e animada. Ela afirma que vai incluir os ensinamentos na rotina. “Pra mim foi produtivo, cada passo que a psicóloga falou eu vou colocar em prática. Controlar a respiração, ver o ambiente em que estou, nada disso eu tinha feito antes. Vou passar a praticar a partir de hoje”.
O post Psicóloga dá dicas para superar o medo de dirigir apareceu primeiro em Poços Já Cidade.